Sobre Inicio Parceiros Contato Youtube Siga-me Face Flickr

8 HEY BABY : HQ, JAMAICA E STREET STYLE }


Finalmente, depois de algum tempo, incluindo a construção de uma casa ( me digam, ninguém merece acordar com os pedreiros cantando), casamento e um   período jogada no sofá, que   aliás eu merecia "MUITO", decidi tomar coragem e fazer esse blog. Aqui vou usar como ponto de partida  minha monografia da pós graduação em Criação de Imagem e Styling de Moda, cujo tema dá origem a este blog: “O VÍDEOCLIPE COMO EDITORIAL DE MODA”.  


A idéia era analisar o videoclipe buscando referências ligadas diretamente com a moda, mas aqui a verdade é que decidi reunir algumas das minhas paixões: moda,   música ( o marido músico agradece) e fotografia. Sem a menor pretensão, irei postar um videoclipe, identificar sua ligação com a moda e ainda postar uma nova imagem baseada nas idéias que eu visualizei. Loucura né? Mas vou tentar, afinal, a vida não é feita de desafios? 



 

Abro o blog com a imagem criada por duas razões. Pensar qual produção fazer e a maneira que irei fotografar definitivamente me encanta; também pelo fato da modelo ser super especial. Milena, minha sobrinha, uma garota incrível, "abraça" qualquer idéia e sempre está pronta pra dar uma força (Mi,  te amo e obrigada).  



O videoclipe “Hey Baby”, do No Doubt, foi escolhido por diversos fatos: A vocalista Gwen Stefani estar diretamente envolvida com o universo da moda; além de cantar ela também é atriz e estilista tendo sua marca L.A.M.B. ( que aliás, eu adoro as roupas) nos desfiles da semana de moda de Nova York, ser eu super fã do som da banda e por fim estar previsto o lançamento de um novo material do No Doubt (estou super ansiosa), para o final de 2011, dessa maneira parece mais do que justa a sua participação logo na primeira postagem deste Blog.

 CULTURA JAMAICANA
    A escolha da Jamaica como referência para este editorial dinâmico não é algo aleatório, os ritmos jamaicanos são influência constante na criação do som da banda desde os seus primórdios.
    Parte do videoclipe foi rodado na própria Jamaica contando com seus habitantes atuando como figurantes, além disso, foram utilizados bares locais onde a população se encontra para dançar e se divertir como uma das locações de gravação do videoclipe.
    A estampa pied-de-poule em preto e branco, característica frequente em grande parte do videoclipe, foi utilizada como referência ao ritmo ska ( também de origem jamaicana ). Esse ritmo tem como um de seus símbolos o quadriculado em preto e branco ( 2 tone ), este utilizado principalmente a partir dos anos 70, dentre outras coisas, para representar a união entre  as raças.
    Ainda bebendo na cultura jamaicana, o guitarrista da banda utiliza um chapéu "Pork Pie"  como referência do ritmo ska dos anos 50; também o modelo que a vocalista Gwen Stefani aparece usando remete ao reggae, além destes, as diversas boinas utilizadas pelos figurantes traduzem várias vertentes da música jamaicana. Não podemos esquecer que "Rocksteady", título do álbum que teve "Hey Baby" como música de trabalho, é a denominação de um ritmo proveniente da Jamaica.

    H.Q.
      No videoclipe ainda há influência vinda das histórias em quadrinhos
      (H.Q.) assim, logo no início do video , surge o nome da música (Hey Baby) num diálogo entre a vocalista e o baterista. Estas referências aparecem ainda na logomarca da banda e do nome do cd ilustrados nas cortinas do ônibus da turnê enquanto os integrantes da banda se divertem a caminho da locação de apresentação do show.


      STREET STYLE
        A cultura street é outro elemento que faz parte das  influências da banda, o figurino de Gwen é composto de muita sobreposição como, por exemplo, a calça com cintura deslocada e underwear aparente ou ainda o uso de sobreposição de top ( com cores da bandeira da Jamaica ) sobre blusa de tecido arrastão.
        Ainda há uma “pitada” de hip-hop através do uso de bijouterias grandes e douradas como os anéis “Rock Steady”, além de  gestos e danças do universo das ruas.




        Obrigada a todos que participaram e acreditaram nesse projeto desde seu início (Edu Zambetti, Cris Frange, Cris Mesquita, Manu Carvalho, Erika Palomino e William Sernagiotto). 
                                                                                                                                           
         


        8 comentários:

        1. Queris, tá incrível o blog, hein? Parabéns! Vou te colocar no meu feed. =)

          Beijos

          ResponderExcluir
        2. cool blog :)

          your newest follower here!
          pinklemonincrystal.blogspot.com

          ResponderExcluir
        3. adorei o post, super interessante! Tu é formada em moda? estou super seguindo
          beijo querida

          ResponderExcluir
        4. seguiiindo aqui e na fashiolista!
          segue de volta?
          beijooos
          /isabelaroriz
          www.fashiontrendygirls.blogspot.com

          ResponderExcluir
        5. sério? que bacana menine ! Não, sou estudante de adm, ainda falta um ano pra terminar. Se criar coragem depois faço moda, ou algum curso livre. Sou super afim.!
          Ok, fico aguardando os posts.

          beijo querida!

          ResponderExcluir
        6. simplesmenteeeeeeeee desmaiadaaaaaah!arrasou!!xuuu!!!beijaummmmmmmmmmmm!!!continuaaaaa!!

          ResponderExcluir
        7. Seu blog é maravilhoso! *-*
          adorei o post, super interessante!
          parabéns!!! :D

          bjs querida!

          ResponderExcluir
        8. your blog is really particular!i'm following your blog
          IF U WANT TO VISIT MY BLOG STREET CHIC http://artsecommunication.blogspot.com/ U CAN ALSO FIND ME ON FACEBOOK http://www.facebook.com/pages/Street-Chic/126609910754628

          ResponderExcluir

        Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
        MODA NO VIDEOCLIPE © Copyright 2012 |todos os direitos reservados|. Personalizado por: Laysa layout.